quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Cello “The King”, por Andrea Amati, Cremona (1538)


O Cello como conhecemos hoje, teve sua forma inicial cristalizada na oficina do
Luthier Andrea Amati na região de Cremona, na Itália; entre os anos de 1505 e 1577.

Em 1538, uma data aproximada, foi construido o instrumento conhecido como “The King” (O Rei) originalmente com 3 cordas, um dos primeiros instrumentos desta série e um dos únicos a sobreviver até os dias de hoje.

Em 1560, ele foi um entre os 38 instrumentos construídos por Andrea Amati a serem pintados e personalizados pelo mesmo, para servir na corte Francesa do Rei Charles IX em 1574 (Sua mãe era a Catharina de Médici, uma notória representante da família italiana que forjou o destino da cidade de Florença, e após 1569, da região de Toscana. Sua família esteve envolvida historicamente envolvida na monarquia, entre início de século XV até aproximadamente 1737.)

Esta coleção personalizada foi utilizada até o ano de 1789, quando foi dispersada durante a Revolução Francesa, sendo que dos 38 originais, apenas alguns sobreviveram até os dias de hoje.



Pintura do fundo

O “The King” foi redimensionado - anteriormente era um instrumento mais largo. Pode se notar isto, pelas pinturas em seu fundo, neste processo, a mulher que representa a “Justiça” ficou sem o braço esquerdo. – e “modernizado” pelo Luthier Parisiense Sébastian Renault, em 1801.




Lateral “Grave”

As letras na “lateral grave”; isto é, aonde estão localizadas as cordas graves do instrumento, possuem gravadas na madeira a palavra “Pietate” (Latim, para “Piedade”. A Letra “K” em sua cintura, é uma representação de “Karolus”, ou “Rei Charles IX da França)

O braço do instrumento foi trocado em 1801, mas a voluta original foi mantida, permanecendo assim

não apenas a decoração e arte original, mas também preservando a evidência de que o instrumento uma vez, tivera apenas tres cordas.


Lateral “Aguda”

As letras na “lateral aguda”, isto é, aonde estão localizadas as cordas mais agudas do instrumento, possuem gravadas na madeira a palavra “Ivsticia” (Latim, para Justiça), encontrando também em sua cintura, a letra “K”

“The King” foi exibido em Londres em 1872 e 1904, e em Nova Iorque em 1968. Em 1982, ele foi uma das principais peças em uma exposição montada para a

Ente Triennale Internazionale degli Strumenti ad Arco at the Palazzo Comunale di Cremona, October 9-18”





(Andrea Mosconi and Laurence C. Witten, Capolavori di Andrea Amati (Cremona: Ente Triennale Internazionale degli Strumenti ad Arco, 1984), pp. 53-58 and 69.)


De acordo com o proeminente Sr. Charles Beare, o proeminente especialista Londrino em Violinos, que teve a oportunidade de ouvir o instrumento sendo tocado em 1982, o som que este instrumento produz talvez seja o mais incrível som de um Cello, excetuando-se um ou dois dos melhores Cellos Stradivarius.

Para quem se interessar a ouvir o som deste belo instrumento, eis o link para audio

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