Em minha vida, todos os finais de ano costumam ser no mínimo conturbados:
Vejamos, resolvi voltar para casa apenas um ou dois dias antes do natal, após ter passado umas semanas fora para esfriar a cabeça.
Um pouco antes desta minha “saída estratégica pela tangente”, eu estava seriamente apaixonado por um conjunto baseado em Dublin, Irlanda, chamado pelo singelo nome de 3epkano. Não me perguntem o que significa, ainda não faço idéia. Mas por sorte carreguei os 2 albuns deles em meu Ipod, e feito isto, a musica deles me acompanhou nesta minha jornada como nômade nestas ultimas semanas. Fui arrebatado pelo tipo de música que praticam, difícil descrever o que praticam realmente.
Ouvi definições quanto a eles, como Indie Rock – definição esta que acho muito nada a ver; já os ouvi classificados como experimental, bem como Post Rock – seja lá o que isto significa afinal. No entanto, prefiro classificá-los como uma espécie de rock progressivo recheado de elementos clássicos em sua música. Ao menos, algumas de suas passagens mais progressivas me remeteram diretamente a King Crimson & afins. Delicioso e inusitado, mas é coisa que nem todos irão digerir facilmente devido justamente a tal veia mais progressiva. Sou suspeito para dizer, pois adoro este tipo de música.
3epkano é uma banda composta por sete instrumentos, sendo estes 2 Guitarras, Baixo, Teclados, Bateria, Cello e Viola.
Com uma proposta explorada por poucos conjuntos ou músicos que conheço – dentre eles o projeto Intermittenze levado a cabo pela Cellista Julia Kent, ou então o pessoal do “Tone Factory”, de Nova Iorque, a proposta original da banda é explorar e musicar filmes antigos em preto e branco, ao vivo; como uma maneira de explorar outras interpretações de filmes em PB clássicos através de um colchão musical, dando assim, outros significados aos mesmos.
Acho interessante a proposta de elevar a uma nova experiência os filmes, através da música.
Os filmes, a maneira como são construídos, sua edição, os movimentos etc, por si só, possuem um ritmo quase musical por si só. Então, é justo dizer que a música da banda procura liberar tais imagens da tela, e elevá-las a um novo patamar artístico. Para quem teve a oportunidade de assistir a algum de seus filmes ou apresentações dentro desta proposta, percebem que o resultado é uma experiência cinematográfica única, embora a mágica se dê justamente pela interação da banda com a película.
A banda, também possui um lado criativo direcionado à música pura, propriamente dita, tendo lançado até o momento 2 álbuns bastante bem sucedidos na Irlanda. E são nestes trabalhos que percebemos com maior freqüência a inserção de elementos mais progressivos, mesmo que estes, sejam uma espécie mais light de progressivo minimalista.
E por favor, não pensem que musica progressiva e minimalista instrumental é um sinônimo de porre e sono: talvez por terem iniciado com a proposta mencionada acima, de aspecto muito mais multimídia, eles possivelmente agregaram isto em sua música em forma de uma fluidez surpreendente, bem como feeling e climas inusitados; contribuindo com isto, para uma forma musical de rara beleza, apesar de talvez, de difícil compreensão em uma primeira audição.
Vale muito a pena!
Link Álbum: 3pkano - 3pkano
Password: SirensSound.blogspot.com
The Sirens Sound
3pkano Band
Nenhum comentário:
Postar um comentário