“Aeroporto Internacional de Limeira?”
No dia 09 de Agosto de 2007 foi publicado manifesto no Jornal de Limeira intitulado “Decola Limeira”. O mesmo discorre a respeito dos desejos e possibilidades da instalação de um Aeroporto Internacional em nossa cidade.
Ouvimos falar nos benefícios que um aeroporto internacional traria a cidade, como por exemplo, tornando a um local atrativo para a instalação de empresas importadoras e exportadoras. Outra argumentação utilizada com freqüência são os benefícios que tal instalação traria ao setor de folheados, visto a quantidade de viagens que os profissionais deste ramo realizam. Como profissional atuante no ramo logístico internacional, me sinto na obrigação de discorrer a respeito dos prós e contras em relação a este assunto, levando em conta os fatos políticos, econômicos e logísticos de Limeira.
Limeira historicamente é uma cidade aonde as atividades comerciais sempre foram sazonais; no entanto é de conhecimento geral que as mesmas também sempre foram desenvolvidas pelos mesmos grupos dominantes, sem alternância, quase se caracterizando um monopólio comercial, aonde os interesses particulares sempre foram defendidos a unhas e dentes.
O que proponho aqui é uma reflexão sobre até que ponto Limeira, em todo seu despreparo em termos de infra-estrutura, economia, legislação e senso crítico da população, poderia ser realmente beneficiada pela implementação de um aeroporto de grande porte. Da mesma forma que os interesses de uma minoria sempre foram defendidos por estes; também é fato que a grande motivação dos mesmos se dá pela necessidade de auto afirmação e uma cega motivação em busca de status social.
Devemos sim ser a favor de atitudes e movimentos que busquem uma maior qualidade de vida e desenvolvimento tanto econômico quanto sociais para a população como um todo, mas devemos também saber enxergar com discernimento quando tais movimentos são infundados e baseados em um falso orgulho social hipócrita. Limeira não está preparada para receber um Aeroporto Internacional, visto sua infra estrutura física cada vez mais deteriorada. Limeira não está preparada em termos legislativos para tal empreitada. Pior, Limeira não possui capital humano e nem intelectual para gerenciar tal empreitada com sucesso.
Um aeroporto internacional não atrai empresas importadoras e exportadoras; basta raciocinarmos a respeito. Os custos em termos de fretes aéreos são altíssimos. A opção é; sempre foram e sempre serão os portos. A parcela do setor de manufatura de folheados que realmente viaja é ínfima; não sendo necessário uma estrutura aeroportuária maior que a cidade já possui – sucateada; diga-se de passagem.
O que Limeira realmente precisa é um olhar realmente objetivo em cima dos problemas que ela já possui há muito, e há muito tarda em resolve-los. Infra Estrutura. Medidas legislativas coerentes para atrair novas empresas. Responsabilidade Social. Responsabilidade Administrativa Privada. Responsabilidade Educacional. Assuntos estes, sempre deixados de lado em prol do interesse de uma minoria “dominadora”. Pensem, sejam coerentes em vossas idéias!Até que este dia chegue, melhor será fazer um movimento para a ampliação da calha do Ribeirão Tatu visando o recebimento de navios graneleiros e porta containeres; assim quem sabe um dia chegaremos a competir com o porto de Santos.
…ou a minoria dominante, continuará em seu sonho por uma conexão internacional entre “Buenos Aires com destino a Frankfurt via Limeira”.
Andreas Mann - Analista em comércio Internacional
Réplica ao manifesto “Decola Limeira”, publicado no Jornal de Limeira de 09/08/2007 na seção “Leitor Escreve”
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