quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Violinos, Cello, Rock... Pt. 05 - "Vyvienne Long"


Vyvienne Long é uma daquelas Cellistas enquanto solo, é “ame ou odeie”.


Particularmente tentei mostrar o trabalho dela para alguns dos meus amigos, e realmente detestaram. haha.

Bom, ela é mais conhecida pelas suas contribuições junto ao cantor também Irlandês Damien Rice. Contribuições estas, diga-se de passagem, em forma de maravilhosos arranjos de Cello, bem como às vezes, em piano e voz.


Após sua graduação em música pela Escola de Musica de Barcelona, ela imediatamente começou sua contribuição à banda de Rice, entrando em turnê com ele pela América e Europa em 2003 para a divulgação do álbum “O”.


Durante aquela turnê ela começou rapidamente entrou em um momento mais experimentalista, com rápidas adaptações improvisadas de musica clássica mais desconhecidas, bem como hits mais populares do rock e pop. Particularmente acho impagável sua versão acústica para "Purple Haze" do Hendrix.


Assim que retornou à Irlanda, Vyvienne executou em seu Cello sua versão da música “Seven Nation Army” do White Stripes no programa televisivo “Ian Dempsey Breakfast Show”. Fantástica a música.

Ganhando maior amplitude na mídia internacional após esta música, com inúmeras resenhas em revistas especializadas tanto em música erudita quanto em rock e pop, ela fez sua primeira apresentação solo no “Dublin's Mother Redcaps” em março de 2005, seguido por outro show “sold out” em Whelans, logo depois, bem como o álbum “9” de Damien Rice, o que alavancou ainda mais sua popularidade.


Sua banda solo é formada por três Cellos, piano, contrabaixo e bateria, e executam um som original, refrescante, que desafia qualquer possibilidade de aplicação de rótulos.

Em Setembro de 2006, ela lança na Irlan

da seu EP solo intitulado “Birdtalk”, cuja tiragem inicial foi completamente esgotada em poucas semanas, hoje item raríssimo de ser encontrado.


Atualmente, mantem seu trabalho solo de caráter mais experimental, compondo para seu próximo play, desta vez um “Full” e não apenas E.P., cujo nome não foi divulgado ainda. Também performa regularmente com a Orquestra Sinfônica Nacional da Irlanda, e seus trabalhos com Damien Rice se encontram em “Stand By”, aguardando uma definição.


Aguardemos...Eu, particularmente ansioso quanto...


Devido a dificuldade em se encontrar seu E.P.; "Birdtalk", eu disponibilizo aqui o próprio E.P. "remontado" com músicas soltas que encontrei por aí, bem como mais algumas que achei bem interessantes.




Vyvienne Long - E.P. "Birdtalk"

P.S. - > A qualidade não esta lá aqueeeeela maravilha... Mas é "apreciavel" de qualquer forma...







Nenhum comentário: