terça-feira, 4 de novembro de 2008

Violinos, Cello, Rock... Pt. 09 - "Black Symphony" - A musical tale by Within Temptation...




Em sete de fevereiro de 2008, foi feita uma apresentação da banda Holandesa Within Temptation em Ahoy, Rotterdan, junto com a Metropolitan Orchestra.

Ta, beleza, confesso que nunca tinha ouvido falar a respeito até poucos dias atrás, quando li algo por acaso em algum lugar, não me recordo aonde. Mas fiquei curiosíssimo, pois o som praticado pela banda definitivamente é bem coerente de ser orquestrado.

A orquestração de uma banda é uma faca de dois gumes, ou a coisa toda sai um trabalho digno de nota, ou um resultado pífio, terrível que nos deixa aquele pensamento do tipo: “ta, legal, mas para que raios fizeram isso?”

São dignos de nota os trabalhos orquestrados das bandas como Rage e seu “Lingua Mortis” e o “XIII”, junto à Orquestra Filarmônioca de Praga. Scorpions e seu “Moment of Glory” junto à Orquestra Filarmônica de Berlim, também conseguiram elevar sua música a outro patamar.

Já Metallica, bem que tentaram. Mas seu “S&M”, gravado junto com a Sinfônica de São Francisco, simplesmente não funcionou.

Bom, também confesso que conheço bem apenas os primeiros trabalhos do Within Temptation, embora goste muito do trabalho vocal da fantástica Sharon Den Adel. Sei lá, questão de gosto talvez, mas tenho mudado um pouco minha orientação musical, e hoje em dia não tenho acompanhado muito que as bandas que sob a alcunha “Gothic Rock”, produzem.

O show em si, chamado Black Symphony – belíssimo nome por sinal - apresenta a banda acompanhada por nada menos que sessenta músicos da orquestra metropolitana de Rotterdan, bem como um coral clássico de trinta e cinco vozes, em um fantástico palco, em uma cenografia digna à ser considerada uma superprodução, incluindo no fundo, a maior tela digital Européia já montada, com a bagatela de 400 m2 (!!!), aonde eram exibidos toda uma gama maravilhosa de vídeos contextuais às músicas, bem como toda uma parafernália pirotécnica e iluminação. Magistral!

Os críticos mais ferrenhos insistem em dizer o quão baixo ficou a mixagem das guitarras, mas creio que a idéia foi esta mesma. Se o propósito deles era acrescentar uma Orquestra em sua música em um trabalho único, então é óbvio que o coro de vozes e os elementos sinfônicos seriam o centro do trabalho. E é isto que vemos no Black Symphony.

A vocalista Sharon Den Adel, desta vez tendo sua voz intercalada com o coro de vozes clássicas, não perdeu em nada. Muito pelo contrário, ganhou um brilhantismo ainda maior, e sua presença de palco, se mostrou ainda melhor! Esta mulher, apesar do estilo musical da banda, consegue ser uma tremenda “front woman”, com sua postura às vezes suave dependendo da música, e muitas vezes mais direta nas passagens mais pesadas. (Só não entendo ainda até hoje, a tal da “dancinha da serpente” que ela insiste em fazer, enfim...)

No geral, a orquestra trouxe toda uma nova percepção da banda, e o contraste entre as duas realmente ficou bastante harmonioso. Possivelmente este álbum irá alienar os que demandam um peso constante na música – que não encontrariam no Within Temptation, diga-se de passagem. Esta claro que este show, foi um trabalho muito bem pensado e planejado, e a banda com certeza se esmerou em aproveitar o máximo todas as seções da orquestra, com o objetivo de deixar as suas músicas mais interessantes e variadas. Não é um álbum em que possamos imaginá-los pensando apenas: “Ei, olhem que legal! Nós tocamos com uma orquestra!”, portanto, muito menos um caça níqueis.

Outra grata surpresa é a participação da vocalista Anneke van Giersbergen, antiga vocalista da banda “The Gathering”. Como era de se esperar, obviamente sua performance é simplesmente excelente, adicionando potência sonora no dueto em que ela participa junto com a Sharon Den Adel. Curioso, pois eu vejo nesta participação especial, uma sugestão de que o Within Temptation, apesar da mudança de sua orientação musical nos últimos anos, ainda honra sua raiz musical.

Recomendo para os amantes da música clássica, pois mostra o quão uma orquestra pode ser versátil, bem como os fãs de música pesada, pois mostra o quão uma orquestra pode agregar à música de uma banda, elevando os padrões de qualidade das mesmas...


Segue o show completo - Vídeo - (17 partes, via Rapidshare) para quem quiser baixar... Link's lá para baixo!

Links de audio:
Parte 1:
http://rapidshare.com/files/150131208/Within_Temptation_-_Black_Symphony_by_Dark_Phoenix.part1.rar
Parte 2: http://rapidshare.com/files/150202980/Within_Temptation_-_Black_Symphony_by_Dark_Phoenix.part2.rar






































P.S. - > SEM download automático devido à quantidade de link's. Para baixar, copiar os links de cada parte e colar na barra de endereço do seu navegador...


http://rapidshare.com/files/149651960/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part01.rar
http://rapidshare.com/files/149651964/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part02.rar
http://rapidshare.com/files/149653994/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part03.rar
http://rapidshare.com/files/149653997/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part04.rar
http://rapidshare.com/files/149655475/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part05.rar
http://rapidshare.com/files/149655477/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part06.rar
http://rapidshare.com/files/149658413/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part07.rar
http://rapidshare.com/files/149658414/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part08.rar
http://rapidshare.com/files/149659976/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part09.rar
http://rapidshare.com/files/149659980/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part10.rar
http://rapidshare.com/files/149663036/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part11.rar
http://rapidshare.com/files/149663043/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part12.rar
http://rapidshare.com/files/149667287/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part13.rar
http://rapidshare.com/files/149667289/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part14.rar
http://rapidshare.com/files/149669201/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part15.rar
http://rapidshare.com/files/149669204/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part16.rar
http://rapidshare.com/files/149670081/WT_BS_www.musicground.com.br_by_jim.part17.rar


Password: www.musicground.com.br

Agradecimentos à galera do Musica Ground...



2 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal vc ter postado o show aqui. Eu baixei por torrent há mais ou menos um mês. Como fã de Within e fã da mistura metal + clássico, eu adorei o show!!

Ah... e eu também não entendo aquela "dancinha da serpente" hahaha

=*

Chico Mouse disse...

Ah, vou descordar de vc, cara! Acho o S&M muito bom, justamente pelo fato de que a Sinfônica de São Francisco está "de fundo", e não sobrepujou o próprio som do Metallica, fazendo apenas uma ou outra intervenção. Se vc pegar o do Scorpions com a Sinfônica, é completamente diferente! A sinfônica rouba a cena, cara! Só dá ela! hahahaha! Coitado do instrumental da banda... tenta aparecer, mas não consegue... :P