quarta-feira, 25 de março de 2009

Tese: A física e a técnica interpretativa de Emanuel Feuermann



Nas palavras do grande Pablo Casals: "What a great artist Feuermann was! His early death was a great loss to music.".

Como já disponibilizei cá por estas bandas o trabalho de Emanuel Feuermann conhecido como “Notas sobre a interpretação”; dando continuidade aproveito e deixo aqui o trabalho de doutorado do Cellista Norte Americano Brinton Smith.

Seu trabalho, “The Physical and Interpretive Technique of Emanuel Feuermann” (A física e a técnica interpretativa de Emanuel Feuermann” lhe garantiu o titulo em doutor de artes musicais pela Julliard School, em Nova Iorque.

Acredito que vai lhes ser bastante útil.

O trabalho todo é dividido além de especulativo – pois Emanuel Feuermann não deixou muitos escritos – também é comparativo acerca suas técnicas, mas não caindo no erro da categorização em “melhor” ou “pior”.

O segundo capítulo contém uma análise detalhada dos dois trabalhos disponíveis comercialmente das suas gravações dos concertos para Cello de Dvorak; que são contrastados com as gravações de Casals, Piatigorsky, Rostropovich e Yo-Yo Ma; possibilitando através disso, as diferenças interpretativas que permitem definir a técnica utilizada por Feuermann.

No terceiro capítulo, analisa-se a fundo as três gravações dos concertos de Schumann, e novamente, as mesmas são contrastadas com as edições por Joachim Stutschewsky, Leonard Rose and Heinrich Schiff. Particularmente bastante interessante as anotações acerca da escolha de Feuermann para arcadas e pizzicatos.

O quarto capítulo é uma análise dos aspectos físicos da técnica de Feuermann, observados em uma filmagem. E novamente, para uma definição do que é diferente ou incomum em sua técnica, são usados vídeos com performances de Casals, Piatigorsky, Rostropovich e Yo-Yo Ma. São analisados atributos físicos como a posição do corpo, altura do espigão em comparação à uma análise física dos mecanismos da mão direita x arco x ombro bem como da mão esquerda x dedos x ombro.

Enriquecedor e no mínimo, bastante proveitoso.



Link:


























Nenhum comentário: