quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Violinos, Cello, Rock Pt. 24 - "Hey Rosetta! – Plan Your Escape"



É muito provável que cá para estas terras, poucos se deram conta do impacto causado pelo Canadá em termos de produção musical de qualidade.


Encontramos uma enorme variedade de exemplos inseridos em quase todos os subgêneros musicais, transitando entre as Popices de nosso dia a dia, passando pelo Folk, Neoclássico, Progressivo e as mais viscerais bandas de Heavy Metal e sinceros Rock de garagem.


Se engana quem imagina que este seja o despertar de uma nova cena musical; pois, basta um pouco de boa vontade e certa busca de prazer pela pesquisa musical para perceber a existência de um vasto leque de bandas que sobrevivem em um circuito musical cujos polos de aceitação residem em outros eixos que não os mesmos em que se apóiam Neil Young, Joni Mitchell ou Rush, citando apenas três.


Geralmente – e curiosamente – tais eixos tendem a incluir além do Canadá, principalmente países como a França, Inglaterra, Irlanda ou Escócia; e infelizmente (ou não) permanecendo quase inacessíveis para quem não se propõe a pesquisar.



Não faço idéia de como raios cheguei a este sexteto Canadense que atende pelo singelo nome de “Hey Rosetta!”.


Sua essência reside no tradicional rock de garagem; enérgico, costurado a belas texturas criados pelos Cello de Romesh Thavanathan e Violino de Erin Aurich.


- O resultado?


Impossível não supreender-se com a exata noção de senso de estrutura envolvendo todos os instrumentos, bem como a energia pura de músicas mais agitadas como “Lions for Scottie” por suas fortes execuções. Impressionante o bom gosto, bom senso bem como a sincronia das sessões de cordas nesta mesma música. Como uma perfeita luva!



Em músicas menos enérgicas; mais emocionalmente orientadas, é notória a perfeita integração e coerência da sobreposição de uma infinidade de elementos musicais. Cito a “The Simplest thing”; um petardo inicialmente conduzida por voz e piano, mas que não tarda a se lançar em uma orientação descompromissada baseada em um trompete; finalizando em um crescendo belíssimo executado por todos da banda; acompanhado por um coro de vozes de forma redentora. Catártico.



Em épocas que me é clara a vocação puramente comercial de cada nove entre dez novas bandas que escuto; me é uma delícia encontrar um conjunto que pela sua fantástica química, transpira uma genuína sensação de prazer em fazerem música juntos.





Um raro achado; pela beleza das composições, coloco-os com carinho em minha prateleira, dividindo espaço com os Ingleses do “My Latest Novel”, ou os Irlandeses Lisa Hannigan e Damien Rice – embora sem a pegada “estou na fossa” do último citado.





“Link: Hey Rosetta! – Plan Your Escape”



















Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei =)
Não tem outro CD deles?
Bjuss