quinta-feira, 24 de julho de 2008

"Por Um Olhar..."


Olhar
. [Do lat. *Adoculare, atr. das f. aolhar, oolhar, oulhar] V.t.d. 1. Fitar os olhos ou a vista em; mirar, contemplar. 2. Olhar de cara; encarar. 3. Estar em frente de; estar voltado para: "Sua janela olhava para o rio." (...) 14. ESTAR MAIS ELEVADO; estar sombranceiro. 16. Exercer ou aplicar o sentido de vista; procurar ver: "Prova. Olha. Toca. Cheira. Escuta. / Cada sentido é um dom divino." (Manuel Bandeira; Estrela da Vida Inteira, Pag. 20). 17. Bras. Deitar os olhos; Rebentar; Brotar; "O chão parece um tapete verde, as arvores começam a olhar, os algodoais, as ervas, tudo ressurge e revigora ao sopro vivificador da nova estação." (M. Rodrigues de Melo, Várzea do Açú, p. 31) - Novo Dicionário Aurélio, Pág.995 - Ed. Nova Fronteira.

Diz o ditado popular que os olhos são a janela da alma.
Mentira. Dissimula-se o olhar da mesma maneira que dissimulam-se as palavras. O "olhar" hoje já não tem um senso de real valor dentro de nossa sociedade, talvez porque a humanidade esteja dando cada vez mais lugar à objetividade, do que à subjetividade. O ato de apaixonar-se. O ato de se emocionar ao ver uma bela arquitetura antiga. O ato de se sentir pleno, completo e em paz, no meio de um arvoredo, ouvindo os sons do vento e de tudo o que é vivo e te rodeia.

...ou, acordar em uma madrugada fria, e perceber ao seu lado a mulher que você ama, perdida em seus sonhos; enquanto você apenas fica alí, observando-a, seu rosto confortavelmente aninhado em seus travesseiros, e seus cabelos levemente bagunçados.

Houve um outro tempo, em uma outra cidade, em que tive a honra de poder ver um destes momentos; relacionado à uma ex- namorada que hoje tenho como uma irmã. Estávamos em seu quarto, e ela, mulher feita, tirou de uma estante um pote de vidro aonde guardava uma pequena coleção de pedras. Sublime; quase infantil, a maneira como seus olhos brilhavam enquanto, diante de várias lindas pedras espalhadas sobre sua cama, ela me contava sobre cada uma delas. Era o seu olhar. Sua expressão. Sua alma. Inocência. Esta lembrança me acompanha por anos já. Mesmo agora, momento em que escrevo sobre isto neste caderno cujas páginas estão manchadas de vinho barato, ainda vejo aquele olhar...
Passaram-se anos até que tivesse a oportunidade de rever tal olhar novamente, infelizmente não no âmbito pessoal. Passaram-se anos até eu criar coragem e assumir o que sou. Passaram-se anos até que eu entendesse que a minha natureza depende de algo tão subjetivo quanto a música. E com a aceitação veio o Cello. Minha antiga professora. E novamente tal olhar, as vezes que pude vê-la se relacionando com seu Cello.

Desde então me tornei um Voyeur, um colecionador destes olhares tão específico, tão íntimos e; talvez por isso mesmo, tão raros de se encontrar. São olhares verdadeiros. São olhares ternos e completos. São olhares que transmitem paz.

Quem sou eu para explicar a real natureza de tais olhares? Ninguem. Mas, tampouco, como a música em sí, tento estabelecer algum propósito com as palavras deste texto...

Apenas constato de certo modo feliz, que não sou o único que observa isto...


-> Uma Breve coleção de olhares e um mp3...

Tori Amos - Interview - A partir de 04:53s.










Vyvienne Long (Cello) - A partir dos 04:27s. (E claro, a vocalista Lisa Hannigan ao longo do video...)










Uma Mp3... Human Drama
"A Million Years" - (Live, 14384 days later)
Link aqui


"A Million Years"
Push a pin into my arm
I will bleed like anyone
Pull it out and I forget

On a trail blazed with words
One that I was lost upon
The road that I depended on
I follow no more

Tortured man take your hand
Take it from the fire now
Place it in cool water

A hypocrite is one who prays
Only when he feels pain
It's time to open your eyes
So open your eyes

I could wait a million years
Look into a billion eyes
To find another love like this
I could wait a million years

The slamming door the unseen wall
The hurt I never could forget
I struggle to remember

And take my hand from the fire
Refusing all intended scars
You are cool water
Into you, I swim

I could wait a million years
Look into a billion eyes
To find another love like this
I could wait a million years

Held still in one place for too long
Gone blind to the miracle of saving
I pray this angel in my eyes
Was put here to save my life

Through your eyes I feel your soul
What I feel I must believe
What I believe I live
And this coming from a man who clenched

The truth so tight in his hands
Then opened to find evil
Found trusting
Love again

Nenhum comentário: