quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Justus Johann Friedrich Dotzauer – Métodos e Estudos.


Pessoal, a pedidos postarei aos poucos o material de estudos de Cello que tenho e utilizo em meus estudos.

Dotzauer.

Nascido na cidade de Haselrieth em 20 de Janeiro de 1783 na Alemanha, J. J. F. Dotzauer era filho de um tradicional ministro e músico de igreja. Multi-instrumentista, ele aprendeu vários instrumentos desde muito jovem incluindo o piano, passando pelo Cello, Violino, Clarineta e Corneta. Sua base teórica inicial foi basicamente desenvolvida em cima do antigo órgão de tubos da Igreja, hoje infelizmente quase em desuso.

Como era notória sua inclinação à carreira musical, seu pai enviou-o em 1799 para Krieg, em Meiningen, também Alemanha aonde estudou por dois anos e teve contato com suas primeiras aulas de Cello, através da corte de trompetistas Alemã, aonde, terminado este período, ele se encaixou na Orquestra de Leipzing entre os anos de 1805 e 1811.

De Leipzing, ele foi à Berlin, conhecendo finalmente Romberg, dando continuidade assim, à seus estudos avançados no instrumento, e em 1811, recebeu um convite para integrar a Orquestra da corte de Dresden como primeiro Cellista, aonde ele permaneceu até a idade de 67 anos, 10 anos antes de falecer, em 06 de Março de 1860.

Embora Dotzauer tenha escrito várias sinfonias, concertos, operas, trabalhos para orquestra de câmara e sonatas, a maioria de sua fama vem pela sua famosa obra de estudos para o Violoncelo em 4 volumes, conhecido por 113 exercícios e caprichos para Cello desacompanhado.

Livro 1 & 2 (Ex. 01 -62)

Livros 3 & 4 (Ex. 63 - 113)

Hehehe Divirtam-se pois estes, são exercícios para meses, meses e mais meses... Bem como madrugadas Insônes e altas irritações Cellisticas!! : )

P.S. - Não desaparecendo os sintomas, procurem SEMPRE um professor!!

5 comentários:

Drieli disse...

Ei, sorriso-sacana, posso pedir um favorzão?

Manda esses links do Dotzauer pro meu email, por favor? O do gmail.

Aliás, manda todos eles pra mim no meu email, por favoooooooooooor? hahaha

Te pago depois. Pagamento via sedex.

Besos, besos.

Anônimo disse...

ow valew!!
estava procurando isso. legal o blogg! abraço!

Laura disse...

"The account is currently not active"

Andreas, os links não estão mais funcionando =/

Claudia disse...

Obrigada! ;)

Drieli disse...

Cadê o resto dos meus Dotzauers, heeeein?
Estou com várias propostas à esse respeito aqui.

E no caso, mandar ou não mandar NÃO é uma opção ; )