domingo, 10 de maio de 2009

Panorama Geral sobre Cello - Aspectos físicos, técnicos e históricos.

20ambees_violoncello.indd


20ambees_violoncello.indd20ambees_violoncello.indd

Material bem bacana que apresenta um panorama geral sobre o Violoncelo escrito pela Violoncelista Raquel Almeida Lemos Rohr de Oliveira.


Não sei em qual contexto foi escrito tal material, penso ter sido na ocasião do 20º Congresso da Associação dos Músicos Batistas do Estado do Espírito Santo Linhares-ES. No entanto gostei pela simplicidade e objetividade. Aborda aspectos básicos sobre o Cello, desde a história, passando por compositores, partes do instrumentos, como manuseá-lo bem como algumas técnicas e terminologia própria ao instrumento.. Bem bacana; posto aqui pois ele também funciona como um resumo de vários pontos já abordados ao longo destes anos de blog. Bastante indicado para quem quer iniciar seus estudos no instrumento, bem como para outros já iniciados que desejam rever determinados conceitos.. Gostei!


A Cellista Raquel Almeida Lemos Rohr de Oliveira iniciou seus estudos no instrumento aos onze anos na Escola de Música do Espírito Santo sob a orientação do professor Sanny Souza. Cursa bacharelado em violoncelo na Universidade Fede­ral de Minas Gerais(UFMG) sob a orientação do professor Cláudio Urgél. Participou de diversos festivais como a Oficina de Música de Curitiba(2004), Ação Social pela Música- Mercosul (1996), Festival de Juiz de Fora(2005/2006), Semana da Música de Ouro Branco (2005)entre outros. É integrante da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG. Em 2003, atuou como solista frente à Orquestra Filarmônica do Espírito Santo. Nesse mesmo ano obteve terceira colocação no concurso Furnas Geração Musical etapa Espírito Santo.


Muito bom!



Link:





















Um comentário:

Lya Astrid disse...

Gostaria apenas de agradecer por compartilhar conosco todos estes materiais. Muito bom!
Ab.