sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Análise e Classificação de Estudos Selecionados Para Cello



Após o início de minhas aulas de Cello, tenho utilizado este trabalho de mestrado da musiscista Sheila Sampaio Ribeiro pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, de 2003.


Esta dissertação teve por objetivo a dinamização do ensino - e no nosso caso, o aprendizado - do instrumento, através da escolha rápida de exercícios em diversos niveis diferentes, classificados pela utilidade de cada exercício, com enfoque nos 21 Estudos Para Cello de Jean Louis Duport, os 113 Estudos de Johann Friedrich Dotzauer e os 40 Estudos - Op. 73 - de David Popper.


Embora este guia tenha uma abrangência desde o básico até o avançado, ele se constitui em um ótimo guia para a escolha acertada de cada estudo, através de seu objetivo.

Este trabalho é bastante interessante pois, pouco material existe por aí - ainda mais em Português, para os que não domina o idioma Inglês - sobre os "Estudos", exercícios mais elaborados do que os "Métodos" (Publicações divididas em lições e pequenos exercícios destinados ao aprendizado das técnicas básicas). Os estudos tem por objetivo a consolidação e desenvolvimento das técnicas básicas aprendidos nos métodos, abordando didaticamente problemas específicos da execução; desenvolvendo assim, a resistência física e mental mediante as dificuldades técnicas.


Os exercícios técnicos e os Estudos constituem a ferramenta que utilizamos para atingir nosso objetivo principal; o pleno domínio do instrumento, que nos permita a plena expressão musical.

Então, os Estudos encontram-se a meio caminho entre a técnica pura (execução correta dos movimentos necessários para a produção do som) e os estudos de repertório.


Aos estudantes do instrumento como eu, é particularmente interessante o "Anexo D", aonde estão separados os exercícios de cada método por "finalidade do exercício", "nível de dificuldade" e a tonalidade utilizada.


À Srta. Sheila Sampaio Ribeiro, vale mencionar que tentei localizá-la para pedir a autorização de publicação deste estudo aqui, mas infelizmente não tive sucesso. Portanto, caso leia este, se não for de seu interesse que este material seja disponibilizado para download, por favor me avise que o retiro da homepage.


Aos demais estudantes / professores, vale muito a pena dar uma analisada neste material; e espero que o mesmo seja tão util para vocês, quanto o é para mim.


Dado a publicação aqui deste material, nos próximos dias postarei os Estudos de Duport e Popper, mencionados aqui. O Dotzauer - Tanto o método quanto os 113 Estudos quanto o métodos, se encontram disponíveis nesta homepage.


Só dar uma garimpada por aqui que vocês acham.


Link:






















2 comentários:

Chico Mouse disse...

Caracas, achei a idéia brilhante, Andreas! Fiquei pensando aqui, trazendo a idéia pro mundo real e tentando ver quais seriam os principais entraves e vantagens, enfim, os prós e contras. Vamos lá:

1 - A fim de "uniformizar o procedimento", teriamos todos que utilizar uma mesma "interface". A maioria dos músicos profissionais usa o famoso "Pro Tools", que requer um pouco de grana e de conhecimentos específicos (melhor forma de gravar o cello, equipamentos, posições dos microfones, efeitos, etc....). Por outro, se acaso não fosse o PT, fosse outro do gênero e todos tivessem acesso, seria perfeito pq todos poderiam inserir idéias e trabalhar nas músicas de cada um.

2 - Achei sensacional a idéia de montar um selo, ou ainda um "Coletivo de Violoncelistas" (já até sugiro nome: "Cello Collective Hearts", que tal? :P), que atuasse não só como meio de divulgação, mas tb como canal de troca de informações e idéias, além de apoio a músicos iniciantes, pq n?. Quem sabe num futuro n poderíamos fazer como o pessoal do "Rio Cello Encounter" faz e trazer pessoas bacanas de fora p/ fazer workshops aqui no país, sei lá...

3 - Será que estamos sonhando demais, meu caro? Não me acorde agora q tá ficando bão... hahahah

Tens msn? Vamos trocar sonhos! O meu é chico_mouse@hotmail.com

Abração

Patrícia Pedrosa disse...

Oi, tudo bem?

Fui aluna da Prof.ª Sheila na UEMG e agora estudo com o Prof. Cláudio Urgel na UFMG.
Já tentou contactá-la na Escola de Música da UEMG?

[]