domingo, 4 de janeiro de 2009

Da alma, Do Cavalete, Do Cello...



Bom,

O
motivo deste post, é baseado em uma pergunta: -

"Quem nunca se fodeu ao arrumar a posição do cavalete do seu instrumento manualmente"?


Eu já. E acredite, se você não passou por isto ainda - alma caindo, posição errada do cavalete, sons esquisitos etc - não sabe o quanto uma coisa dessas pode ser extremamente pentelha e frustrante.

Então, óbviamente ninguem aqui é Luthier e tampouco tem grana para ficar gastando a toda hora com ajustes mais simples como o posicionamento do cavalete, vai aqui um esqueminha básico sobre qual é a posição correta do cavalete em relação aos "f's" do instrumento, bem como em relação à alma.


É valido mencionar que naturalmente isto não é uma regra, isto é, não é valido para todos os instrumentos - então, mexer nisto é legal só quando se conhece muito bem o seu instrumento.

Mas algumas mexidas depois, você acaba aprendendo qual é a melhor posição do cavalete para seu instrumento visando uma maior potência sonora, "corpo" do som, timbre, qualidade etc


No entanto... Fica aqui uma recomendação:
- Se tiver dúvidas quanto a isto, NÃO mexa nisto, pois pode ter surpresas bem desagradáveis... Neste caso, prefira um Luthier de sua confiança...

Para os mais "ousados", espero que isto dê uma ajuda quanto ao posicionamento correto da peça.


Quanto a Alma, sei que é possivel se colocá-la na posição correta de maneira "caseira", inclusive sei de casos de pessoas que já o fizeram com um garfo. Na boa? Eu não arrisco isso, mas nem fodendo; mexer na alma já é demais...


Segue esqueminha:


P.S - ISSO é por sua própria conta e risco, não me venham xingar caso façam cagadas, okay?

Boa sorte!


4 comentários:

Chico Mouse disse...

Tem certeza que esse post não foi dedicado a mim? Hahahaha!! Vivo fazendo esse tipo de cagada por ser "ousado"... :P

Muito útil isso... valeu!

Nathalia disse...

Achei o blog muito bom, traz muitas informações interessantes e é impossível não gastar algumas horas com ele...

Estou há algum tempo procurando concertos de cello do Gulda executados pelo Capuçon. Você tem algum link?

John disse...

Depois que eu mexi na pecinha branca que fica na ponte do violão, que eu nunca lembro o nome, nunca mais mexi em nada no instrumento. Mal e mal afino.

De fato, mexer na alma é demais. Recomendo.

Também recomendo dar uma olhada no meu blog: http://domaugostodamateria.wordpress.com

Unknown disse...

Cara eu tenho um manson e ate uns dias atras a posicao do cavalete estava baseada pela marca externa dos fs e eu estou arriscando agora assim
Nao mudou o som nao
Quando ao que vc falou de colocar a alma com o garfo ah isso eu faco sempre,pois eu tenho um rolim que a alma dele quase sempre cai, alias fiz umas pecas ate p acertar a alma de violinos e violas.
mas essas suas dicas foram para mim .
Valeu mesmo!!!!!